Rodovia PA 256, KM 01, Nova Conquista, Paragominas-PA - CEP: 68.625-970

SOBRE A EXTENSÃO

O PROCAPP-Programa de Capacitação Pedagógica é um Programa de Extensão de Nível Superior embasado no Regimento Geral no capítulo III e também no Art.137, aprovado pelo Ministério da Educação, pelo Conselho Superior da FACESP pela Resolução 001/2016, e com base no Artigo 44, Inciso IV da Lei 9394/96[1], interpretado a luz da Constituição Federal nos Artigos 1º (Incisos II, III, IV), 3º, 5º (Incisos II, IV, IX), 205, 206 (Incisos II, III), 209; da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9394/96) nos seus Artigos 43 ao 50, e do Decreto 5773/07.

O que é o Programa de Capacitação Pedagógica da Facesp?

A Faculdade de Educação Superior de Paragominas - FACESP tem como um de seus papéis a extensão, a qual está definida como o processo educativo, cultural e científico que articula o ensino e a pesquisa de forma inseparável e viabiliza a relação integrada e sistematizada desta Faculdade com a sociedade.

A extensão deve ser compreendida como um processo de aprendizagem, que contribui para a formação pessoal, capacitação profissional e transformação social. Alia a teoria e a prática, desencadeando percursos junto ao ensino e à pesquisa, visando a uma aprendizagem significativa, uma formação cidadã e uma qualificação profissional.

Neste contexto, a extensão segue as diretrizes definidas no Plano Nacional de Extensão, que podem ser expressas nos seguintes eixos:

• Impacto e transformação, diz respeito ao estabelecimento de uma relação entre a Universidade e outros setores da sociedade;

• Interação dialógica a qual pontua o desenvolvimento de relações entre a IES e setores sociais marcados pelo diálogo;

• Interdisciplinaridade, a qual está definida pela interação, pela inter-relação de modelos, de conceitos, de metodologias, de saberes;

• Indissociabilidade ensino – pesquisa – extensão, destaca que as ações de extensão devem estar vinculadas ao processo de formação de pessoas e de geração de conhecimento;

Atenta às necessidades acadêmicas e da sociedade, a extensão da Faculdade Educação Superior de Paragominas, agrupa muitas possibilidades educacionais, que são expressas nos cursos de extensão. No que se referem à participação da comunidade, alguns cursos podem ser oferecidos de forma aberta para o público em geral, fechado para a comunidade interna da instituição e no formato corporativo, mediante acordos com empresas ou outras instituições educacionais.

A Faculdade Educação Superior de Paragominas- FACESP atuará na área da extensão identificando as situações-problema na sua região de abrangência, com vistas à otimização do ensino e da pesquisa, contribuindo, desse modo, para o desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida da população. Os programas de extensão deverão privilegiar as ações interdisciplinares, que reúnam áreas diferentes em torno de objetivos comuns.

Nesse sentido, abrange que o conhecimento, bem como a sua forma de produção e disseminação, não é neutro, e, por isso, a atividade de ensino, pesquisa e extensão transcendem a necessária formação técnica e por competências, contribuindo para a formação de um cidadão reflexivo, imbuído de valores éticos, e que, com competência técnica e compromisso, possa atuar no seu contexto social de forma comprometida com a construção de uma sociedade mais justa, solidária e integrada com a comunidade da qual faz parte.

As atividades de extensão podem ser de diferentes tipos, tais como: cursos, simpósios, conferências, debates, treinamento profissional, prestação de serviços nas áreas técnica e científica, desenvolvimento comunitário, programas, projetos de alcance econômico, social, cultural e político, realizadas interna ou externamente a Faculdade.

A iniciativa dos projetos de extensão poderá ser das Coordenações de Curso, dos professores, do corpo discente ou de demandas da própria sociedade, de forma a assegurar a articulação do ensino, pesquisa, extensão, a prática de estágio curricular e o desenvolvimento de projetos de teor interdisciplinar. Os programas caracterizados como de extensão não são restritos aos limites da instituição, mas são também estendidos "fora da sede", em locais onde as necessidades se apresentem.

REDES SOCIAIS / GALERIA DE FOTOS